quarta-feira, 25 de abril de 2012

Martin Parr

Nasceu a 24 de maio de 1952 e é um fotografo / documentarista / fotojornalista / colecionador. é também membro da Magnun photos.
É conhecido pelos seus projetos fotográficos que assumem um olhar crítico sobre os aspectos da vida moderna, na vida provincial e suburbanas em particular na Inglaterra. 

 Foi reconhecido pela sua fotografia em preto-e-branco, no norte da Inglaterra, mau tempo (1982) e Um Dia de Feira (1984) são umas das suas fotografias que marcaram a sua carreira como fotógrafo. Mais tarde, em 1984, optou pela fotografia a cores. 
Ele teve quase 50 livros publicados e apresentados em cerca de 80 exposições em todo o mundo, incluindo uma exposição no Barbican Arts Centre , Londres. Em 2007, a sua exposição retrospectiva foi selecionada para ser a principal do Mês da Fotografia Ásia , em Cingapura. Em 2008, foi feito um Doutor Honorário de Artes da Manchester Metropolitan University (MMU), em reconhecimento por sua contribuição permanente para a fotografia e para a Escola de Arte MMU. 

Abordagem fotográfica de Parr documental é íntima, antropológica e satírica . lentes macro e anel de flash e alta saturação de filmes a cores, desde que se tornou mais fácil de trabalhar em fotografia digitalPor exemplo, para criar seu livro Sinais dos Tempos: Um Retrato de Sabores da Nação (1992), Parr entrou em casas das pessoas comuns e tirava fotos dos aspectos mundanos da vida, que combina as imagens com citações de seus súditos para levar os espectadores desconfortavelmente perto deles. O resultado da técnica de Parr foi feita para deixar os espectadores com ambíguas reações emocionais, sem saber se devia rir ou chorar. 

 
Colecionador

Além de ser um fotógrafo,  é um colecionador interessado em postais, fotografias e vários itens da cultura vernacular e popular, e muitas de suas coleções têm sido usados ​​como base para publicações.  Desde 1970, Parr tem recolhido e divulgado os cartões postais extravagantes feitas entre as décadas de 1950 e 1970 por John Hinde e sua equipe de fotógrafos. As imagens feitas por Hinde e sua equipe são uma influência fundamental sobre fotografia a cores Parr.
Como um admirador deste meio, ele publicou vários photobooks, bem como um trabalho sobre photobooks. O Photobook: A History (em dois volumes) abrange mais de 1.000 exemplos de photobooks do século 19 até os dias atuais. A obra foi uma colaboração com o crítico Gerry Badger , que levou oito anos para ser concluído. 


Documentários | Filmes

Primeiro contato de Parr com o meio do filme foi a sua colaboração com Nick Barker from 1990-1992, tirarava fotos para acompanhar Barker filme Sinais dos Tempos . Em 1997, Parr começou a produzir seus próprios documentários para a televisão com filme Mosaic .
Ele era cinegrafista no filme, É agradável Up do Norte com o comediante Fellows Graham como seu personagem John Shuttleworth. O filme é um documentário filmado em quadrinhos durante vários anos em Shetland e foi lançado em 2006.