terça-feira, 15 de maio de 2012

O nosso conceito



O nosso conceito:
Queremos fazer as pessoas pensarem na questão do “peso”, na gravidade inerente aos corpos, pedaço de metal que serve para determinar, o peso de um corpo, tudo o que faz pressão. A moeda de diversos países, esférico metálico que é arremessado na modalidade de lançamento do peso. O peso é uma força, uma importância e uma carga.

A emoção de uma experiência subjectiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação

O que é a percepção visual?

                 A percepção visual é feita através de raios luminosos. Esta é a forma mais estudada pela psicologia da percepção. A maioria dos princípios gerais da percepção foram desenvolvidos a partir de teorias especificamente elaboradas para a percepção visual. Todos os princípios da percepção citados acima, embora possam ser extrapolados a outras formas de percepção, fazem muito mais sentido em relação á percepção visual.

                 A percepção visual compreende, entre outras coisas:

·         Percepção de formas;
·         Percepção de relações espaciais, como profundidade. Relacionado á percepção espacial;
·         Percepção de cores;
·         Percepção de intensidade luminosa;
·         Percepção de movimentos.

Projecto:
Pretendemos brincar com o peso, a leveza de uma folha de papel querendo representar um avião real que pesa cerca de 32 toneladas. Não só brincar com o peso visual mas também jogar com alguns significados que achamos para a palavra avião: a liberdade, voar, viagem, bagagem, pesado mas ao mesmo tempo leve, tamanho, escala…..
Através da simplicidade de um avião de papel, pretendemos realizar três esculturas em três lugares diferentes (no aeroporto, no parque atlântico e na escola).
No aeroporto, através de muitos aviões de papel, queremos criar um grande avião, conjugando sons que tenham relação com o ambiente próprio do aeroporto, criando assim uma sinestesia que apela a uma possível viagem que o observador imagine.
Nos outros lugares, pretendemos concretizar um avião de papel grande, também este com sons característicos próprios do aeroporto. Faremos uma performance em que dobraremos uma folha gigante de papel com ajuda e intervenção do público que assiste.
Pedimos mais uma vez a vossa colaboração neste projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário