segunda-feira, 4 de junho de 2012

Memória descritiva


No âmbito da disciplina de oficina de artes, o grupo constituído por Ivan Ferreira, Paula Sousa e Séfora Ferreira realizou uma instalação que teve por tema Aviões de Papel, que se realizou no Aeroporto João Paulo II.
       
       O trabalho correu muito bem em todos os aspectos, desde a interacção entre o grupo, a discussão de ideias, o trabalho que tivemos e a formalização do nosso conceito. Dentro do grupo não houve quais queres complicações nem diferenciações, trabalhando todos para o mesmo objectivo final de igual modo!
       
        É de realçar que o grupo teve de prescindir de muito tempo e de muitas coisas relacionadas com as nossas vidas pessoais para que o trabalho fosse concluído a tempo e que demonstrasse qualidade, pois o fardo de expor no aeroporto era muito grande!
       
        No  início do nosso projecto, a ideia era expor a nossa instalação em 3 sítios diferentes, mas apesar da nossa ambição o tempo foi encurtando se e com as complicações acrescidas tivemos de abdicar de 2 dos espaços pensados inicialmente. Sendo os espaços abdicados o Parque Atlântico e a Escola Antero de Quental. Em conjunto decidimos que o melhor era dedicarmos nos a 100% na instalação do Aeroporto. No acto de pedir a autorização do local, tivemos algumas dificuldades, tais como conseguir contactar com o director de marketing… vimo-nos obrigados a ir pessoalmente ao aeroporto, mas valeu a pena apesar da hora que estivemos á espera, sendo recebidos pelo Sr. Alberto Borges que desde cedo se disponibilizou para o que fosse preciso.
       
        Todo o processo, desde a construção da estrutura metálica do cone do avião até á dobragem exaustiva de mais de 2000mil aviões de papel, revelou ser um trabalho cansativo mas que não nos desanimou! Reservamos 2 dias para arranjar caixas de madeira, cartões, telhas e tijoleira, ou seja todo o material necessário para a conclusão do projecto. Reservamos também muitas tardes para a conclusão das 2 malas de viagem que foram alvo de um re-design e que se tornaram muito apelativas ao olhar. Chegamos ainda a trabalhar durante um sábado todo na escola e também o domingo da parte da manha, fora os outros fim de semanas que os indivíduos do grupo trabalharam individualmente em casa.

       No dia da montagem final, chegámos ao Aeroporto às 8:30h, e desde cedo recebemos a notícia que n poderíamos ter um fio suspenso que sustentaria a estrutura metálica, mas a solução já tinha sido idealizada no dia antes e por isso passamos ao plano B. Mete mos imediatamente mãos á obra e acabamos por volta das 14h.

      Ao olhar para o objecto final, identificamo-nos com o que tínhamos idealizado e achamos que se tornou um objecto bastante apelativo, interessante e que fugia á rotina dos olhos que por ali passavam!

      Para concluir, o grupo todo trabalhou muito bem, gerimos bem o nosso tempo e o trabalho final foi concluído nos prazos estabelecidos! 

Sem comentários:

Enviar um comentário